coisas de leão

 Os leões são os unicos felinos que formam um grupo social, os leões que vivem solitarios, cerca de 15%, são quase todos velhos, feridos ou doentes. Os leões e as leoas pertencem a um grupo e gozam dos mesmos direitos e asseguram a sua sobrevivencia por fortes vinculos. As leoas vivem a maior parte de sua existencia em perfeita harmonia com seus companheiros. O predomino dos machos, mais fortes, sobre as femeas, apenas se manifesta no momento de divisão das presas.


NOME VULGAR: Leão (macho) Leoa (fêmea)
NOME CIENTÍFICO: Panthera leo
REINO: Animal
FILO: Chordata
SUBFILO: Vertebrata
CLASSE: Mammalia (mamíferos)
SUBCLASSE: Theria
ORDEM: Carnívora
SUBGÊNERO: Leo
GÊNERO: Panthera
FAMÍLIA: Felidae
SUBFAMÍLIA: Feloidea
ESPÉCIE: Leo

SUBESPÉCIES:

ÁFRICA
DESCRIÇÃO: Macho: juba imponente. Pelame curto, de ocre-prateado a marrom escuro; ventre esbranquiçado.

PESO: macho: 150-250 kg: fêmea: 120-185 kg.

RUGIDOS: Diz-se que o rugido do leão é o mais aterrador e o mais grandioso dos sons dos animais selvagens. Em condições favoráveis, este rugido, que se propaga em sons fortes, roucos e violentos, pode ser ouvido a 8-9 km de distância. O leão ruge mais freqüentemente ao anoitecer, para avisar aos outros que o território está ocupado.

VELOCIDADE: o leão, devido a sua grande massa muscular, não ultrapassa os 58 km/h

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Espalhado por toda a África e reserva de Gir, na Índia. Desapareceu da Índia e da Ásia Menor, onde também existiu.
HABITAT: savanas e regiões semidesérticas; até 3.000 m.
REGIME ALIMENTAR: carnívoro (predador e necrófago). É um dos maiores carnívoros; alimenta-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg. Mas, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e por vezes acontece deles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Quando a caça é farta, são capazes de ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez.
HABITOS: Tem hábitos crepusculares, caçando ao entardecer, de emboscada, perto dos rios e lagos.
ESTRUTURA SOCIAL: grupo comunitário com vários machos, não hierarquizado. Os machos lutam entre si para disputar a fêmea e vence o mais forte.

LONGEVIDADE: em estado selvagem, cerca de 15 anos; em cativeiro, 30 anos
EXEMPLARES VIVOS: 200.000 na África, 200 na Índia (números aproximados - censo de 1997 - Enciclopédia Larousse)
EXEMPLARES NO BRASIL: 195 distribuídos nos zoológicos de todo o Brasil - veja o censo (1999) segundo a Base de Dados Tropical.
REI DOS ANIMAIS: O leão é chamado de "Rei dos Animais" pois, além de sua aparência majestosa, é a fêmea quem caça, abastecendo o bando; ao macho cabe proteger o território defendendo suas crias e fêmeas.